sábado, 23 de novembro de 2013

Curaçao - Dutch Caribbean

Curaçao é parte das chamadas Antilhas Holandesas, um território autônomo representado pela monarquia holandesa. É o Caribe com sotaque holandês! Apesar de ter um idioma próprio, o papiamento (parecido com português), fala-se mais o holandês. Pelo menos, as pessoas locais sempre tentavam se comunicar comigo primeiro em holandês. Mas não se preocupem, eles também falam inglês e espanhol (e até entendem um pouco de português). Segue um link com algumas dicas de papiamento e BON BINI (bem-vindo) a Curaçao!!!

A maioria dos turistas, muitos em cruzeiros pela região, são holandeses e alemãs. Mas também há alguns venezuelanos devido à proximidade da ilha com a costa da Venezuela. Aliás, os navios petroleiros vindos da Venezuela alimentam a refinaria da Shell em Curaçao (principal atividade econômica do país). É comum ver enormes petroleiros no horizonte esperando a sua hora de entrar na baía de Willemstad. Essa entrada é glamurosa! Toca-se um alarme e minutos depois a ponte Queen Emma se abre para a passagem do navio. Os turistas, em geral na margem da entrada da baía, dão tchauzinho e os tripulantes do navio retribuem!

Ponte Queen Emma

 A ponte Queen Emma é super curiosa, trata-se de uma ponte de pedestres sobre balsas de 1888. Quando um navio precisa passar, as balsas ligam os motores e a ponte se move lateralmente. Quem saiu, saiu. Quem não saiu tem que esperar a ponte voltar para o lugar. Isso mesmo! Ela se move com os pedestres ainda nela. A ponte, que liga Punda a Otrabanda, é mais bonita a noite com a iluminação decorativa acessa. A arquitetura do centro de Willemstad lembra muito Amsterdam. Prédios lado-a-lado, estreitos, altos e com o "ganchinho" no topo. A única diferença é que em Curaçao eles são extremamente coloridos. Aliás, tudo em Curaçao é muito colorido, até árvore de Natal! rsrsrs

Otrabanda
Enfeites de Natal
Tem uma outra ponte, essa é fixa, que é alta pra cacete. Mais de 60m de altura! Chama-se ponte Juliana. Pra se ter uma ideia, os transatlânticos passam por debaixo dela. Por ser tão alta, é horrível dirigir nessa ponte. Parece que ela vai despencar quando vc tá passando. Definitivamente, não curti passar ali!!

Para ir ao centro de Willemstad de carro, minha sugestão é o estacionamento gratuito do hotel/shopping Renaissense que fica ao lado do Riff-fort. É free parking, basta passar pela cancela. O Riff, por sua vez, é repleto de barzinhos e restaurantes bacanas (e um pouco caros), nas noites dos finais de semana sempre rola uma banda tocando ao vivo música caribenha. Tem free wifi no Riff! Pelas ruas do centro também há estacionamentos, porém são pagos (as vagas são numeradas e vc deve informar o número da sua vaga na hora de fazer o pagamentos nas máquinas existentes próximas às áreas de parking).

O horário de comércio é uma coisa curiosa em Curaçao. O horário oficial de fechar é 18h, mas muitas lojas fecham mais cedo sem explicação alguma. No Mercado Velho, às 16:30 já está quase tudo fechado. As coisas, de um modo geral, em Curacao fecham cedo. Somente bares e restaurantes (alguns!) ficam aberto até mais tarde. Nas noites de domingo não há quase nada aberto (pouquíssimos restaurantes), eis um bom dia para curtir o restaurante do hotel. 

No comércio (bares, restaurantes e supermercado), tem lugares que aceitam o pagamento em dólar, mas dão o troco em Florin e esse câmbio nem sempre é com valor justo para o cliente. Se vc não quiser ficar com Florins, pergunte antes de pagar se o troco é feito em dólar. Por falar em supermercado, o melhor deles é o Centrum Piscadera Supermaket. Esse é o mercado com maior variedade de itens, fica na rodovia próximo à entrada da Piscadera. Curaçao tem uma zona de tax free (livre de impostos) que fica em Punda, vale a pena conferir os preços de lojas como Victoria's Secret, Calvin Klein, os relógios da Freeport, Timberland, Benneton, Penha (famosa loja de perfumes e cosméticos), Tommy e etc.

Tenho que falar delas... Há iguanas por todos os lados!!! Diversas espécieis. Esse bicho come amêndoas e outras frutas duras, não aconselho colocar a mão. Mas dá pra se aproximar para fotografar. As iguanas do Hato Caves (vale visitar esse local, mas vá numa hora do dia de temperatura mais amena pq é quente pra kct! Eu fui de manhã cedo...) parecem domesticadas, elas não se assustam com os visitantes e parecem até posar pra foto!! rs!! Fiquei com vontade de trazer uma... No centro de Willenstad tem uns caras que cobram US$10 pra vc tirar foto com a iguana domesticada ou dopada deles. Não curti e não fiz, sou contra exploração de animais!!

Iguana da região
Durante os meus dias em Curaçao, o rei Willem-Alexander, que assumiu o trono há poucos meses, fez sua primeira visita ao país. Só os turistas, principalmente os holandeses, e as crianças das escolas (que foram obrigadas) foram recepcionar o rei. A população de Curaçao ignorou o evento, acho que eles não gostam muito da monarquia que os representam.Também pudera, uma população onde 99% das pessoas são negras sendo representada por um rei loiro holandês. Não faz muito sentido pra mim...

Crianças aguardando a chegada do rei
Rei Willem-Alexander passando em revista da tropa
Rei Willem-Alexander saudando o povo
Pra finalizar esse post, um pequena lembrança dos inesquecíveis sunsets de Curaçao!!! Em breve escreverei  sobre gastronomia, locomoção e praias de Curaçao...

Sunset na Seaquarium beach
Sunset em Curaçao



Nenhum comentário:

Postar um comentário