terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Santo Domingo, a primeira cidade das Américas!!

A primeira cidade das Américas, primeira rua das Américas, o primeiro hospital das Américas, a primeira igreja das Américas, a primeira universidade das Américas... UFA!!! O "Novo Mundo" começou aqui...

Essa é Santo Domingo, cujo nome oficial é Santo Domingo de Guzmán, a capital da República Dominicana. A cidade foi fundada poucos anos após a chegada de Cristovão Colombo ao continente americano. A parte antiga e histórica de Santo Domingo, onde ficam os principais pontos turísticos, é chamada de Zona Colonial. A Zona Colonial foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1990 (http://whc.unesco.org/en/list/526).

A zona colonial é bem simpática, mas mal cuidada. O governo deveria zelar mais por essa área de grande apelo turístico. A partir do Malécon começa a parte moderna da capital Santo Domingo. Um calçadão bem iluminando com bares e restaurantes diversos oferendo diversão aos turistas e aos dominicanos.

Não encontrei muitos brasileiros por aqui, mas os dominicanos parecem conhecer um pouco da nossa cultura (música e futebol, como sempre!) e são bem receptivos. Abrem um largo sorriso quando digo que sou brasileira. Alguns, inclusive, capricham no sotaque e dizem "Braziu" (com som de "z" conforme pronunciamos! rs).

Reserve pelo menos uns 2 dias para conhecer Santo Domingo e sentir a atmosfera gostosa dessa cidade que deu o ponta-pé inicial na civilização do continente americano. Agora, um detalhe importante. Boa parte dos pontos turísticos de Santo Domingo não abrem as segundas-feiras. Informe-se antes de visitar.

Brasão da família Colombo no "Novo Mundo"


O que fazer em Santo Domingo

- Alcázar de Colón: casa onde morou a família Colombo por mais de três gerações. Está situado na Plaza España, ao final da Calle de las Damas. A visita é feita com áudio-guia em português. O que mais gostei de lá foi a cozinha (com seus artefatos medievais) e os quartos de Diego Colombo e sua esposa. A vida não era nada fácil nessa época...

- Catedral Primada de América: a primeira igreja do “Novo Mundo”, não precisa dizer mais nada. Recomendo fazer a visita com áudio-guia (tem em português).

- Faro a Colón: é onde os dominicanos dizem estar guardados os restos de Cristóvão Colombo (há uma disputa com Cuba em relação a essa questão, que também diz ter guardado os restos do navegador espanhol em seu território).

- Gastronomia: durante o dia, com o forte calor que faz na cidade, costumava almoçar no restaurante do hotel Mercury. Boa comida, bom preço e ar-condicionado que não nega fogo. Já a noite, em frente ao Alcázar de Colón, na Plaza de España, há diversos restaurantes que ocupam alguns casarões coloniais, conhecidos por Las Atarazanas. Servem cardápios variados que misturam a culinária local e gastronomia internacional. Recomendo o italiano, Angelo's. Para criar um clima, cantores locais, percorrem as mesas tocando clássicos do dominicano Juan Luis Guerra, o "rei" da bachata (principal ritmo musical do país).

- Ambar: ambar e larimar (pedra azul-marinha de origem vulcânica só encontrada na República Dominicana). Há muitas lojas do gênero na área colonial, mas também há muitas falsificações. Recomendo visitar o Museo Mundo de Ambar (na rua Arzobispo Meriño), onde é possível aprender sobre os usos da resina de âmbar ao longo das eras e larimar. O museu também possui uma joalheira que vende jóias certificadas feitas com essas pedras.

- Lembrancinhas: sabe aquelas bugingangas que a gente sempre compra em viagem pra levar para os parentes? Então, na rua El Conde vc vai achar! E com os melhores preços, mas não se esqueça de pechinchar.

- Hotel: Os principais pontos turísticos de Santo Domingo ficam na zona colonial. Então, hospede-se na zona colonial e poderá fazer praticamente tudo a pé. E acredite, é muito gostoso caminhar pela única cidade do século XV nas Américas.

- Chu-Chu Colonial: delicioso passeio de trenzinho pela zona colonial de Santo Domingo. O passeio é guiado. Cada "vagão" tem uma guia para determinado idioma. Tem em português. É uma forma divertida de conhecer os 500 anos de história da cidade em 45 minutos. Custa 12 dólares por pessoa. http://www.chuchucolonial.com

- Calle Las Damas - não deixe de caminhar pela primeira rua do "Novo Mundo".

- Pantheon - conhecer um pouco da história da República Dominicana (que por 2 vezes foi colônia da Espanha) e seus heróis.

- Malecón - um ótimo programa é passar a tarde na orla de Santo Domingo, que fica na parte moderna da cidade. A praia em si não é muito boa, mas a orla é super bem cuidada com diversos quiosques, restaurantes e equipamentos de ginástica. Bom lugar para assistir ao pôr-do-sol. Recomendo um drink de fim de tarde no restaurante Adrian Tropical (boa comida, boa vista e preço justo). Depois, não perca a oportunidade de os dominicanos se exercitando na orla. É muito animado com músicas e coreografias.

Casa onde morou Colombo; Catedral Primada de América; Alcázar de Colón; Chu-Chu Colonial


=> Ver mais posts sobre a República Dominicana

Nenhum comentário:

Postar um comentário